O cabeçote do motor é a nomenclatura usada para se referir a parte integrante de um mecanismo, em um motor de combustão interna, cabeça do motor é a tampa de fechamento da parte superior do bloco de cilindros e consiste numa plataforma perfeitamente usinada (fresa) de modo ajustar-se ao bloco metal a fim de oferecer resistência as explosões, atualmente a cabeça do motor é a parte superior da câmara de combustão e onde se localizam as velas e as válvulas de admissão e exaustão.
Além de facilitar a manutenção do motor, a cabeça do motor é a chave para o bom desempenho, por determinar o formato da câmara de combustão, a passagem dos gases de admissão e exaustão, o funcionamento das válvulas e seu comando, pode se elaborar um motor totalmente diferente em desempenho apenas alterando o cabeçote.
Usualmente é manufaturada no mesmo material do restante do bloco, ferro fundido ou, em motores de alto desempenho, ligas de alumínio.
Como o restante do bloco, contém dutos separados para passagem de lubrificante e água da refrigeração, assim sendo e feito os seguintes procedimentos em um cabeçote:
Desmontagem / medição, lavagem química, inspeção visual , descarbonização em produto químico, testes de trinca, teste das molas, teste da válvulas, retífica das sedes ou trocas, retífica das válvulas ou troca, troca dos retentores de haste de válvulas, troca das guias de válvulas, lavagem, teste em magnaflux, controle de qualidade, montagem com agregação de peças originais, regulagem, teste em banco de provas.